sábado, 1 de março de 2008

Uma viagem sonora pela Lua


A música chama-se "They're on the Moon Right Now" e é de Fortyone. Este norte-americano de Waynesboro, Pensilvânia, é um autêntico mago na arte de misturar samples provenientes das mais diversas fontes, desde reportagens televisivas sobre a chegada do homem à Lua até a clássicos do cinema de animação. O vídeo baseia-se em imagens de arquivo editadas por Michael Gregoire e foi concebido de propósito para acompanhar o 12º volume da compilação netBloc disponível no site BlocSonic.

Desde Janeiro de 2007 que Gregoire se dedica a seleccionar os dez melhores temas que vai encontrando pelo mundo das netlabels e do netaudio e a juntá-los numa compilação mensal contendo informação relativa a todos os artistas incluídos, bem como imagens artísticas da sua responsabilidade. A qualidade e elegância do seu trabalho gráfico consegue sempre captar a nossa atenção. O que não estranha, tendo em conta que Gregoire é um designer gráfico.

Depois de alguns meses de inactividade forçada da série netBloc, Gregoire aproveitou para lançar logo três volumes de uma só vez (11-13). A faixa de Fortyone é uma das dez músicas que ele seleccionou para o nº 12 intitulado Anaxagoras. O nome refere-se ao filósofo grego que foi um dos percursores da Cosmologia, a ciência do estudo da evolução do universo, e como se pode adivinhar existe uma temática comum a todas as faixas que é a Lua. O que é curioso é que Gregoire conseguiu encontrar músicas pertencentes a estilos musicais completamente distintos entre si, desde o Hip-Hop instrumental/plunderfonia de 41 até a Rockalhadas sempre a abrir, passando por simples canções em modo acústico.

Vale a pena descarregar o ficheiro ZIP e ouvir com atenção, até porque além de podermos escolher entre vários tipos de formatos com uma qualidade acima da média (MP3 192 Kpbs, MP3 320 Kbps e FLAC) podemos também apreciar as magníficas ilustrações evocativas da chegada do homem à Lua e outras temáticas lunares da autoria de Rob Pitt que as disponibilizou segundo uma licença Creative Commons BY-NC-SA.

4 comentários:

Filipe 'ps' Cruz disse...

tá fixório O_O

João Nunes disse...

Excelente artigo e mais um site de consulta obrigatória para encaixar...

michaelGregoire disse...

Thanks alot for the thoughtful review of the release. Thanks to google language tools, I was able to get a basic understanding of it.

Peace
Mike Gregoire
Owner/Creator blocSonic.com

Work Buy Consume Die disse...

bom post. Já saquei.