domingo, 10 de maio de 2009

[BPF004] VVAA - Quebra Play Free


Numa iniciativa pioneira a quarta colectânea do Beats Play Free foi seleccionada e alinhada por alguém que não faz parte desta equipa, mas que apoiou a iniciativa desde a primeira hora: o Miguel Lima, responsável pelo bar Quebra em Coimbra. "Quebra Play Free" que assinala os 25 anos do Quebra, foi ontem distribuído em formato físico, numa edição limitada de 300 exemplares acompanhada do seguinte texto:
"Netlabels: editoras de música cujas edições são gratuitamente distribuídas através da internet em formatos digitais de audio ao abrigo das licenças Creative Commons."

De algum tempo a esta parte passou a ser moda oferecer música via internet: Radiohead, Nine Inch Nails ou Coldplay são apenas alguns dos nomes sonantes que já o fizeram. Em Portugal uma conhecida marca de telemóveis lançou recentemente um editora de música cujos pressupostos assentam no modelo das netlabels.

Há cerca de 10 anos que as netlabels fazem uso das potencialidades que as novas tecnologias oferecerem para oferecerem uma alternativa na divulgação e promoção de projectos musicais inovadores e que pretendem fugir aos estereótipos formatados e regras rígidas da grande indústria do entretenimento.

O Beats Play Free é uma plataforma de divulgação dos trabalhos de milhares dessas pequenas editoras digitais independentes espalhadas pelos quatro cantsos do mundo. Desta plataforma informal fazem parte cerca de duas dezenas de elementos entre responsáveis das várias netlabels portuguesas, bloggers, músicos e DJ’s.

É legal, é livre, é grátis toda a música promovida pelo Beats Play Free, que além de um blog (beatsplayfree.blogspot.com), organiza tembém, regularmente, em vários pontos do país, sessões de divulgação da música livre. O Quebra, em Coimbra, foi o primeiro local a receber essas sessões, que desde logo assumiram um formato de residência, e tem sido como que a casa-mãe deste inovador projecto, mostrando que ao fim de 25 anos continua a ser uma casa pioneira, capaz de arriscar e de apostar na diferença.

Foi pois com toda a naturalidade, e em jeito de agradecimento, que o Beats Play Free lançou um desafio ao Miguel Lima de, no âmbito das comemorações do quarto de século do Quebra, seleccionar e alinhar um conjunto de temas 100% livres, gratuitos e legais.
O resultado é este “Quebra Play Free”.

Esperemos que gostem.
Tracklist:

01.Antony Raijekov - When Waves Trying to Catch a Marvel [Jamendo]
02.Drama Jacqua - Orange [Phonotactics]
03.M.A. vs Bagetsafonik - Glued To The Groove (Good Morning Mix) [QED]
04.Revolution Void - Invisible Walls [Jamendo]
05.Triplexity - Honky Fonky [Jamendo]
06.Gary West feat. Funky Lothar - Millstone Blues [1 Bit Wonder]
07.Norton - Spherical Hearts (Trondheim Remix) [Aerotone]
08.Tryad - Struttin' [Jamendo]
09.Superbus - Finest Morning [Sojus Loop Jazz]
10.Organic Despair - I hope you'll never come back [Jamendo]
11.Zengineers - Temple Of Doom [iD.Eology]
12.Norton - Pump Up The Jam [Norton Music]
13.Alexander Blu - Love [Jamendo]
14.Flux & Vega - Believe [Konfort]]
15.DrXL - Luces LED [Konfort]
16.Authist & Dub One - Summer Breezer [Musicartistry]
17.Cantaloup - Circus [Aerotone]

Download: (.rar)
Download artwork: (cover & label)

Sem comentários: