sábado, 1 de março de 2008

stereoman - lascalla session

Antes das netlabels se chamarem netlabels já havia uns quantos grupos de troca de música livre, uma dessas editoras ia pelo nome de NOiSE (New Objectives in Sound Exploration) e habitavam desde 1997 num cantinho da net de seu endereço noisemusic.org, entretanto descontinuado. O que sobrou da aventura foram memórias de muita musica experimental e pouco mais, a editora virou inactiva em 2002, fechou as portas oficialmente em 2004. Nos 4 anos seguintes o arquivo completo das suas edições foi desaparecendo na bruma da intraweb à medida que os três mirrors do arquivo foram sendo remodelados.

Por lá editaram nomes completamente desconhecidos ao lado de outros que entretanto até viram algumas das suas edições serem re-editadas em vinil e cd. Pela NOiSE passaram nomes como altemark, andreas saag, astradyne, bogdan raczynski, dr.zachary, elysis, esem, stereoman, stote, shawn phase, a divulgarem todo o tipo de música electrónica, tanto mais suspeita como mais experimental, por vezes até dubiamente antropomórfica do possivel e imaginário.

Uma dessas edições veio pela mão de stereoman, um alterego virado para o techno minimal de um bulgaro hoje em dia conhecido pelas lides do IDM como esem das falecidas m3rck e deFocus. lascalla session é uma sessão de 35 minutos de techno idm minimal muito suspeito e delicioso. Data de 1999 mas o sabor preservou-se bem com o passar do tempo.

Sem comentários: