sexta-feira, 2 de outubro de 2009

À solta, mas devidamente protegido

Já sabemos que a internet começa a ser um meio privilegiado de distribuição musical, até para os mais arreigados à indústria discográfica das majors. Cada vez mais vemos artistas com carreiras estabelecidas a ceder gratuitamente não só singles, B-sides ou remisturas, mas também álbuns inteiros. Radiohead, Nine Inch Nails, Moby e outros tantos. A título provisório ou permanente, com ou sem todos os direitos reservados, a verdade é que já não poucos aqueles que escolhem partilhar as suas obras, mesmo que estejam protegidas.

Mas a moda não existe só lá fora. Cá em Portugal, pouco a pouco, também começam a ser publicados trabalhos de nomes mais conhecidos do panorama nacional. New Max, produtor e membro dos Expensive Soul, escolheu o primeiro dia do ano para o lançamento do seu Phala Solo, deixando-o pronto para ser descarregado a tempo inteiro. A Enchufada (editora dos Buraka Som Sistema e dos Macacos do Chinês), volta e meia, disponibiliza temas exclusivos aos assinantes da sua newsletter. No verão, os dois grupos editaram mixtapes, cujo download é completamente gratuito. A mixtape dos Macacos do Chinês ficou online para ser descarregada à vontade, a dos Buraka pede-nos o e-mail em troca do link. Agora, é a vez de Pacman dos Da Weasel se vestir de Pacotes e Pacotinhos, mostrando-nos que o algodão não engana, e que esboços guardados na gaveta podem bem sair cá para fora.

(capa da Mixtape do C$%&, Macacos do Chinês - Enchufada, 2009)

Mesmo sendo fora de um ambiente totalmente livre, sendo temas que, decerto, estarão devidamente protegidos pelo direito de autor na sua plenitude legislativa, não deixam de ser sinais de que as mentalidades vão mudando. E devagar, devagarinho, vamos assistindo a uma revolução.

Sem comentários: