quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dekrypton Joel

Referências de Dekrypton Joel, purista da guitarra, experimental e psicadélico mas sobretudo de fusão. A viver no Porto, nascido em Lisboa, os seus avós paternos eram Espanhóis, de Castilla-León.

Em 1967, aos 14 anos, na cidade de Lebrija, a paixão pelo Flamenco surgiu quando assistia aos ensaios de El Lebrijano.

Em Portugal, sob a ditadura católica anti-cosmopolita e anti-modernidade de Salazar era ainda muito difícil o acesso a bandas como Animals, Beatles, Rolling Stones, Kinks, Donovan, Byrds, que se ouviam nas boas companhias da vanguarda bem como John Lee Hooker, Lightning Hopkins, Howlin Woolf, Larry Corryel, John Mc Laughlin, Tony Williams Lifetime e outros tantos tesouros do jazz emergente dos finais de 60, início da década de 70.

Em 1970 o seu caminho cruzou-se com o musicólogo Jorge Lima Barreto que lhe deu a conhecer o tema "follow your heart" de John Mc Laughlin.

Entre 1970-1971 viveu um tempo de peripécia e frustração com algumas tentativas para tocar em grupo usando uma primitiva e imperfeita guitarra eléctrica com caixa e ranhuras que parecia um brinquedo. Só viria a adquirir a sua primeira guitarra eléctrica em 1978, aos 25 anos de idade, uma guitarra em segunda mão dos anos 50 e só em 1988 viria a ter um amplificador permanentemente em sua casa. Durante esse ano e os 3 seguintes, adquiriu 3 novas guitarras.

A possibilidade de gravar digitalmente só surgiu em 2007 e em Dezembro desse mesmo ano começa o primeiro ciclo de gravações que, em Junho de 2008, termina com 18 composições e "2008" é editado pela net label Electro Rucini em Dezembro, um ano após o início das gravações.
Este primeiro LP tem influências de blues, el flamenco, classica, bossa-nova, jazz, rock e folk e está dividido em duas partes: os primeiros nove temas são marcadamente de rock, blues e jazz e os restantes nove anunciam progressivamente uma sonoridade mais mediterrânica e próxima do flamenco de fusão, inspirada nos trios de guitarra acústica criados por Paco de Lucia e John McLaughlin.

Todas as gravações foram efectuadas sem microfones e o som foi gravado directamente para um Boss BR8.
Yamaha electric cutaway classic, Washburn Stephan´s cutaway, Washburn J6 e um velho violino perdido num sótão são as cordas de Dekrypton Joel para o seu primeiro trabalho electro-acústico e apenas num tema recorreu a uma drum machine: Alesis (HR-16) em "Penameda (first sketch)".

Download (.zip)


O segundo LP, "EL GUITARRISTA TRICÉFALO", é de fusão - flamenco, pelas vibrantes Washburn Stephan's e Alhambra 5P/CWE 2 (ambas com cutaway), esta última (recentemente adquirida) é uma guitarra espanhola que instiga uma execução libertadora.

Gravado entre Dezembro de 2008 e Janeiro de 2009, o "modus operandis" das gravações foi semelhante ao anterior mas este álbum beneficiou acusticamente com a nova guitarra e apenas um tema "Donaña Lynx Dance II" apresenta a clássica batida electrónica da Alesis (HR-16).
Editado em Fevereiro de 2009 pela Electro Rucini.

Download (.zip)

myspace: www.myspace.com/dekryptonjoel
site: www.dekryptonjoel.com

Sem comentários: