terça-feira, 31 de março de 2009

Banda independente abandona 4AD para oferecer música grátis


Texto da autoria do Miguel Caetano, transcrito do blog Remixtures:
Se acompanham o circuito de música independente desde há algumas décadas, com certeza que o nome 4AD vos será familiar. Afinal de contas, quem é que não se lembra da editora que nos anos 80 ficou famosa por dar a conhecer ao mundo nomes como Cocteau Twins, Dead Can Dance, Throwing Muses e Pixies, que na década de 90 foi responsável por bandas de culto como The Breeders, Red House Painters? Actualmente, a 4AD conta com um leque notável de bandas como Beirut, Bon Iver, TV on the Radio, Stereolab, Scott Walker e The National.

Mas o que vale nos dias de hoje estar associado a uma etiqueta como a 4AD quando os fãs de música já não dão importância ao nome da marca responsável pela edição da rodela de plástico mas sim às bandas? Talvez menos do que se imagina. Foi a esta conclusão a que nos Celebration, uma banda de Baltimore - a mesma cidade dos Beach House e de Dan Deacon - chegaram. Até hoje, eles gravaram dois álbuns com a chancela da prestigiada 4AD: Celebration de 2006 e The Modern Tribe de 2007.

Esta semana eles anunciaram no seu site um plano radical: a partir de agora eles vão deixar de gravar CDs e vão passar a oferecer todos os meses uma música nova sob a forma de download grátis que poderá ser descarregados por toda a gente em qualquer parte do mundo, nos termos de uma licença Creative Commons para uso não comercial e compartilhamento nos mesmos termos. Nada de CDs, nada de downloads caríssimos no iTunes. Quando tiverem um número suficiente de temas para formarem um álbum, aí sim sairá um vinil. Neste momento, já se encontra disponível no site duas músicas novas, [listen] “I Will Not Fall” e [listen] “What’s This Magical”. Quem gostar, poderá esperar pela edição em vinil ou fazer uma doação.

"Isto é a nossa emancipação. Sem precisarmos de fabricar CDs e da dança macabra da máquina de promoção empresarial, podemos lançar livremente a nossa música quando e como quisermos - sem esperas. Não sabemos nada acerca do mundo de marketing e deixámos-nos de preocupar com os vampiros.(…)
Esta experiência é inteiramente financiada por nós e por aqueles de vós que escolherem fazer parte do processo de disponibilização da música. Integrámos uma caixa de doações ao site na esperança de que vocês, a nossa audiência, possam ajudar a apoiar o direito dos artistas à autonomia. Muito obrigado!
"

Mesmo que não apreciem o estilo de música dos Celebration, é preciso reconhecer que eles tiveram um grande arrojo em lançar-se numa aventura destas justamente neste momento, sem qualquer “rede” protectora que ampare uma eventual queda, sem contar com o patrocínio de uma marca comercial e sem sobretudo contar com uma legião de fãs conquistada ao longo de décadas como é o caso dos Nine Inch Nails ou mesmo de Kristen Hersh. Esta última, recorde-se, também abandonou há alguns anos atraś a 4AD para iniciar o seu projecto de música livre intitulado CASH Music sobre o qual eu já escrevi várias vezes e que é também bastante parecido com a iniciativa dos Celebration.
(via The Daily Swarm)

1 comentário:

Work Buy Consume Die disse...

Actualmente uma banda que disponibiliza as suas músicas gratuitamente (sob as licenças CC) ainda é notícia e pode ganhar com essa publicidade.

Estou curioso para vêr quando chegar o dia é que isso é dado como normal (chegará esse dia?)... Qual a reacção das bandas? A inevitabilidade de um novo "sistema"?