domingo, 8 de fevereiro de 2009

novidades merzbau / Kids on Holidays ( Tiago Sousa / Noiserv

Kids on Holidays
merz0041 - EP

Info:
Este EP de Kids on Holidays é o resultado de umas férias estrada fora, dentro de uma Mercedez 307d, que David Santos e Filipa Mateus fizeram até à Europa de Leste. Com o objectivo de tocar nas ruas das cidades por onde passavam fizeram estes pequenos quadros musicais a partir de instrumentos de brincar e outras tralhas. Fica aqui o registo para a posteridade....

This small EP by Kids On Holidays is the result of a small holiday on the road with a Mercedez 307d. David Santos and Filipa Mateus went east through all Europe and this small music portraits were made with the propose of playing in the streets of the cities where they went by, using only toy instruments. Here they are for posterity...
Contact:
www.myspace.com/kidsonholidays

Credits:
David Santos & Filipa Mateus


Download (.zip)

TIAGO SOUSA / NOISERV
na Trama
dia 5 e 12 de Fevereiro, respectivamente
21h - 3 euros

5 de Fevereiro:
Tiago Sousa
(Acústico/Minimal)
http://www.myspace.com/tiagosousa



Concerto no Cabaret Maxime
http://www.centralmusical.com.pt/?c=6871

Concerto no Heliogàbal, Barcelona
http://youtube.com/watch?v=nBkOyEs58y0&feature=related

Tiago Sousa tem-se afirmado como um dos mais entusiasmantes compositores de música não estandardizada da nova geração. Depois de em 2006 lançar Crepúsculo (Merzbau, CD-R) e em 2007 Noite/Nuit (Merzbau, Online), chega-nos agora em 2008 com um disco incrível chamado The Western Lands (Resting Bell, CD-R/Online), inspirado pelo livro homónimo de um dos maiores génios literários do século XX, William S. Burroughs. Destacado pela imprensa nacional em publicações como Ipslon, Time Out, Bodyspace, tendo sido também destacado numa das mais importantes webzines de música independente e experimental nos Estatos Unidos, a Foxydigitalis. Recentemente teve a enorme honra de tocar na primeira parte do concerto de Shannon Wright em Lisboa, artista que já trabalhou com nomes como Yann Tiersen ou Rachel's, e de Vic Chesnutt no Barreiro.
A sua música é uma mescla idiossincrática de nomes tão dispares como Erik Satie, Terry Riley, Carlos Paredes ou Rachel's, marcadamente instrumental e minimalista, usando o Piano como trave mestra.

" Tudo em "The Western Lands" se faz destes movimentos de fuga e regresso. O trabalho sobre ruído eléctrico, nuvem ameaçadora por trás do qual irrompe um dedilhado de bucolismo folk. Guitarras eléctricas e acústicas reunindo-se em turbilhões sibilantes e um piano a escapar-se do caos para inventar canções de marinheiros que os marinheiros desconhecem." in Ipslon, Mário Lopes, Maio de 2008

"Think of it as a nice antidote to the drones and dissonance so common in experimental music today.", in Foxydigitalis, Maio 2008

12 de Fevereiro
Noiserv
(Indie/Songwriter)
http://www.myspace.com/noiserv

David Santos é o nome por trás de "Noiserv". Criada em meados de 2005, esta entidade musical ganhou forma quando David decide gravar algumas ideias numa demo com o intuito de participar no Termómetro Unplugged desse ano. Acabou por ser seleccionado para participar na eliminatória do Porto que ocorreu no Contagiarte. Não passou à final mas esta demo acaba por ser, alguns meses mais tarde, editada on line na netlabel Merzbau. Desde aí a ideia tem ganho forma e diferentes abordagens. Com a experiência adquirida nos muitos concertos que deu pelo país, já pouco sobra do formato mais convencional de Cantautor, do homem e a sua guitarra, para aos poucos serem adicionados novos instrumentos que são tendencialmente manipulados em layers e construídos através de loops.
Tendo passado por locais como O Meu Mercedes, Santiago Alquimista, Music Box, ZDB ou Guilherme Cossoul, e recentemente participado no festival MUB em Braga, e merecido destaque nos media com airplay em programas como Portugália de Henrique Amaro ou Agência Lusa na Radar, Noiserv começa a ser sinónimo de um culto muito especial entre quem segue atentamente cada passo seu.

One Hundred Miles from Thoughtlessness:
Edição de Autor, 2008

+ info: http://www.merzbau-label.org/cds01_pt.html

O primeiro longa duração de Noiserv, chega-nos em edição de autor com o apoio da Merzbau.
One Hundred Miles From Thoughtlessness é um passo declarado e afirmado na sua evolução. Um disco feito de canções que nascem da inquietude do quarto pela voz lúgubre da guitarra, e que aos poucos vão sendo dissecadas e trabalhadas, até atingirem uma dimensão plena de criatividade. A inclusão de diferentes elementos como caixas de música, pequenos ruídos mundanos, sintetizadores e metalofones, dão-lhe um novo carácter e novas cores sem que se perca a essência da canção.
As canções aqui presentes, são pequenos retratos, figuras imaginárias, narrativas incompletas, que espelham as vivências, a inocência e espontaneidade do seu autor, de uma forma tão honesta e sincera que difícil será não nos deixarmos tocar pelas mesmas.

"...Trata-se de uma bela colecção de canções, que partem do diálogo entre a voz e a guitarra acústica, e colhem depois o gosto pela construção de arranjos que, com elegância e economia de recursos, e sob interessante escolha de instrumentos, transformam o que poderia ser um candidato a mais-do-mesmo (em regime "cantaurorês") num credível manifesto de busca de identidade na música. ...E depois do conteúdo, a forma...é das melhores ideias de packaging que a música portuguesa conheceu nos últimos tempos."
Nuno Galopim @ Sound Vision


Mais Datas de Noiserv:

a tour de One Hundred Miles (...) prossegue. Estas serão as próximas datas com apoio da Merzbau:

20 de Fevereiro
Auditório ACR, Vale de Cambra
uma organização Vale de Pandora

21 de Fevereiro
Museu Nogueira da Silva, Festival Sonopólis, Braga

Sem comentários: