terça-feira, 9 de setembro de 2008

Merzbau em Setembro

A Merzbau estará mais uma vez muito activa em Setembro.

NOISERV
V. Economics
MUSIC BOX - LISBOA
11 de Setembro, 11.30
www.musicboxlisboa.com

Noiserv vai estar na primeira parte do concerto dos V. Economics no Music Box. O cantautor português irá lançar em breve o seu álbum de estreia com apoio da Merzbau.

V. Economics
www.myspace.com/veconomics
Promovem o seu mais recente EP Sounds & Shapes, lançado em edição de autor.
Mais info: www.myspace.com/veconomics


Noiserv
www.myspace.com/noiserv
David Santos dá forma a Noiserv quando em 2005 grava uma demo de 3 músicas para participar no Termómetro Unplugged desse ano. A sua música foi escolhida e David participou na eliminatória do Porto, no Contagiarte, e apesar de não ter sido seleccionado para a final acabou por servir de entusiasmo para prosseguir o caminho. Mais tarde em Julho do mesmo ano acaba por editar essa mesmo demo em formato EP On Line na Merzbau.

Desde então tem corrido meio país, tocado para diferentes plateias em diferentes circunstâncias sempre aperfeiçoando o seu processo e métodos criativos. Aos poucos surgem novos temas e novas ideias que foram sendo aperfeiçoadas ao cabo de 2 anos até que em 2007 começa a trabalhar em One Hundred Miles From Thoughtlessness que irá lançar em Novembro de 2008, em edição de autor com apoio da Merzbau.

Neste novo disco podemos sentir um Noiserv no seu auge criativo, trabalhando intensivamente os arranjos das canções explorando sempre novos elementos. Existem teclados, xilofones, melódicas, guitarras, sempre utilizando o processo por camadas em Loop atingindo assim uma sonoridade intensa e emocionante. Emoção é palavra chave na sua música, na qual empenha todo o seu mundo emotivo, construindo e destruindo personagens, imagens mais ou menos abstractas em andamento onírico.

WALTER BENJAMIN
MUSIC BOX - LISBOA
13 de Setembro, 11.30
www.musicboxlisboa.com
Ao Vivo na Rádio Radar:
http://myspacetv.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoid=10403612

Concerto no Cabaret Maxime:
http://www.centralmusical.pt/?c=6065


Walter Benjamin
www.myspace.com/Iamwalterbenjamin
É um dos mais promissores músicos da nova geração. Sobejamente reconhecido com vários destaques na imprensa especializada, casos do Ipslon, Time Out, Radar ou Antena3. Foi recentemente incluído na compilação Novos Talentos Fnac 2008, cuja responsabilidade é de Henrique Amaro - conhecido por ter destacado precocemente vários valores agora firmados na música portuguesa. Em 2006 lança o ep The Dog Follows the Bull (Merzbau, Online) e em 2007 The National Crisis (Merzbau, CD-R). Trabalhos que foram muito bem recebidos pelo público e que lhe valeram uma série de concertos memoráveis em salas como Maxime, Gulherme Cossoul, Mercado Negro e Galeria Zé Dos Bois.

Escritor de canções simples, de temas mundanos, com uma sensibilidade notável que se inspiram na paixão do músico por cancioneiros de nomes tão diversos como Lou Reed, Belle & Sebastien, Simon & Garfunkel, Lambchop ou Eliot Smith.

B FACHADA e Kobanga-te Trio
Livraria Trama, Largo Do Rato
18 de Setembro

http://atrama.blogspot.com


B Fachada
www.myspace.com/bfachada
B Fachada transporta em si um misto de excentricidade performativa através de contos em forma de canções sobre mulheres, mitologia clássica e prazeres mundanos, caracterizadas pelo gozo na provocação e marcadas por um carácter de portugalidade que vai de Bocage a António Variações. A Pop, a Folque e o que mais vier, explorando e re-explorando o tom Luso e a economia temática que o perseguem. Acabou de lançar os magníficos eps, Mini CD (Produzido por Walter Benjamin) e B Sings The Lusitanean Blues que mostram um artista em ebulição artística e mostram a efervescência da actual cena "Pop" em português.
www.myspace.com/bfachada

Vídeos:
Novo vídeo - Tradição Oral Contemporânea > www.vimeo.com/1508550
Miniatura Normativa @ 5 Jovens, Cabeleireiro de Homens - www.myspacetv.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoid=32264752
S Francisco / AMsterdam, Tambor que Fala - www.myspacetv.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoid=30150143


Kobanga-te Trio
www.myspace.com/kobangate
O projecto KOBANGA-TE TRIO nasce, assim, numa bela noite estival. A intuição e o jazz juntaria estes músicos oriundos da Bélgica e Itália, fundando um novo projecto no seio deste género musical. Christophe Dupont, o guitarrista, inscreve através das suas melodias uma dimensão fìlmica e etérea. Ouvimos sonoridades crepusculares, onde a luz se confunde com a noite, e se envolve por uma secção rítmica assegurada por Alain Chafwehe, um xamãn da bateria, que nos deixa, momentaneamente, sem respirar, e Mó Francesco, poeta das baixas frequências no contrabaixo, que vai completar e intensificar cada ritmo. É neste universo feérico que este projecto se regista e se

TIAGO SOUSA
Vic Chesnutt
Barreiro Outras Músicas
18 de Setembro, 21.30

http://www.myspace.com/barreirooutrasmusicas
Tiago Sousa na primeira parte de Vic Chesnutt no grande acontecimento Barreiro Outras Músicas.

Tiago Sousa(Acústico/Minimal)
http://www.myspace.com/tiagosousa
Concerto no Cabaret Maxime
http://www.centralmusical.com.pt/?c=6871

Concerto no Heliogàbal, Barcelona
http://youtube.com/watch?v=nBkOyEs58y0&feature=related

Tiago Sousa tem-se afirmado como um dos mais entusiasmantes compositores de música não estandardizada da nova geração. Depois de em 2006 lançar Crepúsculo (Merzbau, CD-R) e em 2007 Noite/Nuit (Merzbau, Online), chega-nos agora em 2008 com um disco incrível chamado The Western Lands (Resting Bell, CD-R/Online), inspirado pelo livro homónimo de um dos maiores génios literários do século XX, William S. Burroughs. Destacado pela imprensa nacional em publicações como Ipslon, Time Out, Bodyspace, tendo sido também destacado numa das mais importantes webzines de música independente e experimental nos Estatos Unidos, a Foxydigitalis. Recentemente teve a enorme honra de tocar na primeira parte do concerto de Shannon Wright em Lisboa, artista que já trabalhou com nomes como Yann Tiersen ou Rachel's.
A sua música é uma mescla idiossincrática de nomes tão dispares como Erik Satie, Terry Riley, Carlos Paredes ou Rachel's, marcadamente instrumental e minimalista, usando o Piano como trave mestra e apresentando-se recentemente em formato duo, com João Correia na bateria.


Vic Chesnutt


Figura constante da canção norte-americana do último par de décadas, Vic Chesnutt é um exemplo tremendo de superação e poesia. Envolvido em música desde os meados dos anos 80 (com a sua estreia discográfica com 'Little' em 1990), viu-se circunscrito a uma cadeira de rodas desde cedo na sua vida adulta, tendo vindo desde então a entrar numa imparável e permanentemente aberta criação artística. Com o apoio de Michael Stipe nos primeiros anos do seu trabalho público, Chestnut já viu artistas como Madonna, os R.E.M. ou os Smashing Pumpkins fazerem versões das suas músicas, como colaborou com gente como Emmylou Harris ou os Lambchop, como fez parte do elenco de 'Slingblade', o filme galardoado pelos Óscares da autoria de Billy Bob Thornton. Natural do estado da Georgia, reside hoje em dia em Nashville, ondeprossegue na sua lírica das vertigens, doteatro das pessoas e do labirinto psíquico. Fará nesta noite a sua tardia estreia nacional no palco do AMAC.
Website: www.myspace.com/vicchesnutt
Youtube: www.youtube.com/watch?v=VcgP3qBv6yY



Velha-a-Branca Estalo Cultural
26 e 27 de Setembro, Braga
Bruno Silva + Frango / Gustavo Costa + Tropa Macaca

http://www.velha-a-branca.net/
A Sagrada Partitura apresenta "Velha-a-Branca Estalo Cultural". Organizado com o apoio da Merzbau.



Bruno Silva
http://www.myspace.com/sonolencia
Nascido em Leiria em 1984, divide o tempo entre esta cidade e Coimbra enquanto membro dos Osso (com Carlos Nascimento) e Somália (com Manuel Pereira). São-lhe também conhecidas colaborações cutâneas com Frango, Manuel Gião, "Josué" o salvador em busca da perdição e Vítor Lopes. Paralelamente tem desenvolvido um trabalho a solo que tanto pode passar pela desconstrução blues como por elegias lamacentas ao continente africano, por entre guitarra (seu instrumento primordial), voz(es), teclas e gravações de campo, podendo até servir-se para o efeito de diversos pseudónimos como Navalha Mystic ou Iguana Feedback.


Frango
http://www.myspace.com/frangofrango
Os Frango são um dos mais entusiasmantes colectivos a fazer vibrar os meandros da música marginal feita no nosso burgo. Em actividade constante desde 2004, têm sofrido várias mutações no seu seio até chegarem agora a 2008 assumindo o formato de duo. Pelo caminho foram lançando uma série de edições que lhes têm valido um estatuto muito especial entre o meio. De realçar talvez os álbuns Sitting San pela netlabel portuguesa Test Tube, que deu a conhecer o seu trabalho a um maior número de pessoa, ou Aneboda, disco que marca em definitivo a evolução e criatividade que na altura era inegável através das suas sempre marcantes actuações ao vivo. Mais recentemente editaram Nada Miles na Merzbau.

A sua sonoridade é desconstruida, rejeita as fórmulas clássicas do rock mas mantém o mesmo carácter vibrante, visceral e urgente. Abraçam a improvisação para os levar pelos caminhos da sua própria descoberta enquanto criadores, nesse processo embalam os seus ouvintes por construções musicais densas de pura hipnose onírica.


Gustavo Costa
http://www.myspace.com/mostpeoplehavebeentrainedtobebored
Costa nasceu no Porto em 1976. Estudou percussão com Miguel Bernat, Produção e Tecnologias da Música na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto e Sonologia com Paul Berg, Konrad Boehmer e Clarence Barlow no Instituto de Sonologia em Haia, Holanda.Desde 1989 que participa e colabora com diversas formações e músicos ligados ao rock underground e à música experimental como Genocide, Stealing Orchestra, Três Tristes Tigres, Drumming, Gregg Moore, Ethos Trio, Damo Suzuki ou John Zorn.


Tropa Macaca
http://www.myspace.com/tropamacaca
A Tropa Macaca é ju-undo + símio superior e fazem música desde 2004. Estrearam-se ao vivo na primeira edição do Outfest no Barreiro nesse ano,ainda enquanto símio superior + jupanda.

Trabalham em improviso sinérgico entre a maquinaria de ju-undo e a guitarrade símio, resultando tal equação humana em fluxos de longas repetições de padrões rítmicos de cariz analógico, impregnadas de texturas abstractas ora de ruído, ora de melodia. Batem-se por uma manifestação de música de dança contemporânea, psicadélica e ímpia.

FRANGO
Mercado Negro, Aveiro
25 de Setembro
http://www.mercadonegro-aveiro.blogspot.com/
Na noite anterior ao concerto de Braga, os Frango vão até à cidade maravilhosa de Aveiro para serem recebidos no magnífico Mercado Negro. Pólo cultural imprescindível à cidade e que tem recebido um sem número de nomes essenciais da cultura musical de Portugal e arredores. De Scout Nibblet a Steffen Basho Junghans.

Sem comentários: