quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Frango on tour & outras noticias

NEWS

FRANGO ON TOUR
dia 25 - Mercado Negro, Aveiro
dia 26 - Velha-A-Branca Estalo Cultural, Braga
dia 27 - Anfiteatro do Marachão, Leiria


Os Frango continuam a dilacerar por aí. Desta vez segue uma pequena rodada pelo norte do país. Servirá para promover o mais recente lançamento Nada Miles, (Merzbau). Acompanhando os Frango nas duas últimas datas estarão Bruno Silva e Osso, respectivamente.




http://a794.ac-images.myspacecdn.com/images01/81/l_6ebc3acce632ba122c3a6da643c26631.jpg




Frango
Nada Miles



pré escuta do disco

Info:
"Depois de uma espera exasperante ao longo de um 2007 em formato duo a metamorfosear-se a cada incursão pelos palcos, este primeiro lançamento pela Merzbau consubstancia os movimentos caleidoscópicos insinuados anteriormente. "Nada Miles" expande-se em fractais de amplitude cinemascope, enquanto sobrevoa tangencialmente o krautrock mais aquático e as praias e abismos dos Black Dice mais primitivos. New age surrealista ou drone mascavado, são neste caso meras ilações desapegadas da realidade. Porque "Nada Miles" já deixou de o ser muito antes de nós."
Bruno Silva

edição limitada a 100 exemplares em package impresso com bolsa de plástico.. 6merzs

Order/Questões
merzbauptvu [at] gmail [dot] com

Tracklist:
01 morrer-sol
02 mesmôr
03 sol de placa
04 a,ogp da asa bramca

Contact:
www.myspace.com/frangofrango

VELHA-A-BRANCA ESTALO CULTURAL

26 e 27 de Setembro, Braga
Bruno Silva + Frango / Gustavo Costa + Tropa Macaca
http://www.velha-a-branca.net/

http://www.lastfm.com.br/event/727883
http://www.lastfm.com.br/event/739896


A Sagrada Partitura apresenta "Velha-a-Branca Estalo Cultural". Organizado com o apoio da Merzbau.


Bruno Silva
http://www.myspace.com/sonolencia

Nascido em Leiria em 1984, divide o tempo entre esta cidade e Coimbra enquanto membro dos Osso (com Carlos Nascimento) e Somália (com Manuel Pereira). São-lhe também conhecidas colaborações cutâneas com Frango, Manuel Gião, "Josué" o salvador em busca da perdição e Vítor Lopes. Paralelamente tem desenvolvido um trabalho a solo que tanto pode passar pela desconstrução blues como por elegias lamacentas ao continente africano, por entre guitarra (seu instrumento primordial), voz(es), teclas e gravações de campo, podendo até servir-se para o efeito de diversos pseudónimos como Navalha Mystic ou Iguana Feedback.

Frango
http://www.myspace.com/frangofrango

Os Frango são um dos mais entusiasmantes colectivos a fazer vibrar os meandros da música marginal feita no nosso burgo. Em actividade constante desde 2004, têm sofrido várias mutações no seu seio até chegarem agora a 2008 assumindo o formato de duo. Pelo caminho foram lançando uma série de edições que lhes têm valido um estatuto muito especial entre o meio. De realçar talvez os álbuns Sitting San pela netlabel portuguesa Test Tube, que deu a conhecer o seu trabalho a um maior número de pessoa, ou Aneboda, disco que marca em definitivo a evolução e criatividade que na altura era inegável através das suas sempre marcantes actuações ao vivo. Mais recentemente editaram Nada Miles na Merzbau.
A sua sonoridade é desconstruida, rejeita as fórmulas clássicas do rock mas mantém o mesmo carácter vibrante, visceral e urgente. Abraçam a improvisação para os levar pelos caminhos da sua própria descoberta enquanto criadores, nesse processo embalam os seus ouvintes por construções musicais densas de pura hipnose onírica.

Gustavo Costa
http://www.myspace.com/mostpeoplehavebeentrainedtobebored

Costa nasceu no Porto em 1976. Estudou percussão com Miguel Bernat, Produção e Tecnologias da Música na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto e Sonologia com Paul Berg, Konrad Boehmer e Clarence Barlow no Instituto de Sonologia em Haia, Holanda.Desde 1989 que participa e colabora com diversas formações e músicos ligados ao rock underground e à música experimental como Genocide, Stealing Orchestra, Três Tristes Tigres, Drumming, Gregg Moore, Ethos Trio, Damo Suzuki ou John Zorn.

Tropa Macaca
http://www.myspace.com/tropamacaca

A Tropa Macaca é ju-undo + símio superior e fazem música desde 2004.
Estrearam-se ao vivo na primeira edição do Outfest no Barreiro nesse ano,ainda enquanto símio superior + jupanda.
Trabalham em improviso sinérgico entre a maquinaria de ju-undo e a guitarrade símio, resultando tal equação humana em fluxos de longas repetições de padrões rítmicos de cariz analógico, impregnadas de texturas abstractas ora de ruído, ora de melodia. Batem-se por uma manifestação de música de dança contemporânea, psicadélica e ímpia.


GALERIA ZÉ DOS BOIS:
Sexta 26 de Setembro às 23h00

Lobster | Ideas For Muscles
www.zedosbois.org

Merzbau em grande na zdb. Duas propostas de rock arrojado e descompassado.



Lobster
Intitulam-se power-rangers do noise rock, mas ao contrário dos super-heróis, Guilherme Canhão e Ricardo Martins não possuem super-poderes; isto pelo menos se considerarmos que a química que os une não é em si um super-poder. Cansaram-se de combater o crime e nos últimos tempos incendiaram palcos sempre que para isso tiveram oportunidade; não só em Portugal, mas também em Espanha e em França. Fizeram mossa desde os primeiros tempos, transformaram-se rapidamente numa das melhores bandas portuguesas ao vivo e agora havia que dar um passo decisivo e corajoso em frente.
"Sexually Transmitted Electricity" é o primeiro bilhete de identidade da dupla depois de algumas licenças prévias que ficaram para a história. (...) é um documento que apanha os Lobster no seu melhor momento. Não chegou tarde nem cedo; chegou mesmo a horas. Tamanha urgência merecia um disco assim – uma estreia mais do que notável.
Texto da editora

+ Info: site|myspace|vídeo|vídeo

Ideas For Muscles
Acabadinhos de lançar Misuse of Muscle's Appliance, esta é a segunda visita dos Ideas For Muscles à galeria ZDB. Afirmam-se como um power duo destrutivo e psicadélico a ter muito em conta, e mostram-nos que o rock ainda pode conseguir soltar faisca.
Munido de ritmos programados, vozes em delay, suor rock'n'roll, psicadelismo afro-beat, apresentam neste novo ep um re-inventar da fórmula apresentada no seu primeiro Fuck the Trainer (edição de autor). O método de trabalho utilizado no registo de estreia baseado em encontrar ordem no caos, é aqui "invertido". Em Misue of Muscles Appliance o desafio foi destruir a ordem criada pelas composições inicialmente orientadas para o formato "canção". Disco duro, espontâneo e aventuroso.
Os concertos são curtos e directos, convidam à diluição dos corpos e à comunhão etérea.

+ Info: myspace

NOISERV
One Hundred Miles From Thoughtlessness

Álbum de estreia de Noiserv estará disponível nas lojas a 13 de Outubro. Sendo depois apresentado ao público no dia 14 de Novembro com um concerto no Cinema S. Jorge, em Lisboa. Seguir-se-á uma pequena tour pelo país.


Noiserv:


David Santos é o nome por trás de "Noiserv". Criada em meados de 2005, esta entidade musical ganhou forma quando David decide gravar algumas ideias numa demo com o intuito de participar no Termómetro Unplugged desse ano. Acabou por ser seleccionado para participar na eliminatória do Porto que ocorreu no Contagiarte. Não passou à final mas esta demo acaba por ser, alguns meses mais tarde, editada on line na netlabel Merzbau. Desde aí a ideia tem ganho forma e diferentes abordagens. Com a experiência adquirida nos muitos concertos que deu pelo país, já pouco sobra do formato mais convencional de Cantautor, do homem e a sua guitarra, para aos poucos serem adicionados novos instrumentos que são tendencialmente manipulados em layers e construídos através de loops.
Tendo passado por locais como O Meu Mercedes, Santiago Alquimista, Music Box, ZDB ou Guilherme Cossoul, e recentemente participado no festival MUB em Braga, e merecido destaque nos media com airplay em programas como Portugália de Henrique Amaro ou Agência Lusa na Radar, Noiserv começa a ser sinónimo de um culto muito especial entre quem segue atentamente cada passo seu.

One Hundred Miles from Thoughtlessness:
Edição de Autor, 2008

O primeiro longa duração de Noiserv, chega-nos em edição de autor com o apoio da Merzbau.
One Hundred Miles From Thoughtlessness é um passo declarado e afirmado na sua evolução. Um disco feito de canções que nascem da inquietude do quarto pela voz lúgubre da guitarra, e que aos poucos vão sendo dissecadas e trabalhadas, até atingirem uma dimensão plena de criatividade. A inclusão de diferentes elementos como caixas de música, pequenos ruídos mundanos, sintetizadores e xilofones, dão-lhe um novo carácter e novas cores sem que se perca a essência da canção.
As canções aqui presentes, são pequenos retratos, figuras imaginárias, narrativas incompletas, que espelham as vivências, a inocência e espontaneidade do seu autor, de uma forma tão honesta e sincera que difícil será não nos deixarmos tocar pelas mesmas.


Press:

"mais um projecto de qualidade superior que não merecia ser esquecido no tempo e no pó. É aqui que tento que não. Veemente." in Rascunho

"Simples como o ar, como a água e a terra, este EP de Noiserv é um testemunho pessoal, muito íntimo, escrito e gravado onde o seu idealizador David Santos dorme e acorda, todos os dias...assim julgo. " in A Trompa


Vídeos:
Melody Pops, ao vivo na Radar:
http://www.youtube.com/watch?v=UHOWnUGZFyA

Bullets on Parade ao vivo na Fábrica Braço de Prata, Festival Inversion
http://www.youtube.com/watch?v=dSLilJjikIg

BIFO, ao vivo na Fábrica Braço de Prata, Festival Inversion:
http://www.youtube.com/watch?v=nIS6eSLtJRg


Datas:

14 Novembro, Lisboa
São Jorge

20 Novembro, Aveiro
Mercado Negro

21 Novembro, Porto
TBC

22 Novembro, Bragança
TBC

28 Novembro, Beja
Galeria Desassossego

29 Novembro, Évora
Sociedade Harmonia Eborense

6 Dezembro, Cartaxo
Centro cultural do Cartaxo

TIAGO SOUSA & JOÃO CORREIA
PAUL METZGER


Galeria Zé Dos Bois, Lisboa, dia 17 de Outubro
Casa de los Juanitos, Madrid, 18 de Outubro



Tiago Sousa & João Correia na primeira parte de mais um dos nomes essenciais da música contemporânea popular. Depois de ter partilhado o palco do Santiago Alquimista com a encantadora e perturbante, Shannon Wright, e de partilhar o palco do AMAC com o inigualável e tocante, Vic Chesnutt, segue-se Paul Metzger. Podem esperar-se temas do mais recente disco The Western Lands e igualmente temas de um disco que o duo tem estado a preparar e que a julgar pelas actuações poderá arriscar-se a levar um passo em frente as composições minimalistas e harmoniosas de Tiago Sousa.
No dia seguinte Tiago irá actuar em Madrid, mas aí para um concerto a solo, estando igualmente a ser preparada uma tour pela europa para Janeiro. Mais novidades em breve,


Paul Metzger
www.myspace.com/paulmetzger


(Des)constructor de guitarras e modificador, Paul Metzger é Norte Americano e lançou recentemente um dos mais indispensáveis discos de 2007. Deliverance, lançado pela Locust, casa de nomes como Lau Nau, No Neck Blues Band ou Steffen Basho-Junghans, é um disco esotérico mas não daqueles que correm como banda sonora de uma qualquer famosa casa de incensos, velas com cheiros e afins. Aqui trata-se de uma profunda ponte entre a música anciã dos místicos mestres do oriente e a música extra sensorial e experimental contemporânea e ocidental. Como instrumentos predilectos utiliza uma guitarra e um banjo modificado, construidos pelas próprias mãos e que casam a sua sonoridade tão bem conhecida da nossa cultura com um som próximo por afinidade ao da citara. Convidando os presentes a uma viagem que se quer rejuvenescedora, transcendental por caminhos próximos da meditação e da superação da consciência humana.
http://www.youtube.com/watch?v=OwzwHj2AnFU

Tiago Sousa & João Correia
www.myspace.com/tiagosousa

Tiago Sousa tem-se afirmado como um dos mais entusiasmantes compositores de música não estandardizada da nova geração. Depois de em 2006 lançar Crepúsculo (Merzbau, CD-R) e em 2007 Noite/Nuit (Merzbau, Online), chega-nos agora em 2008 com um disco incrível chamado The Western Lands (Resting Bell, CD-R/Online), inspirado pelo livro homónimo de um dos maiores génios literários do século XX, William S. Burroughs. Destacado pela imprensa nacional em publicações como Ipslon, Time Out, Bodyspace, tendo sido também destacado numa das mais importantes webzines de música independente e experimental nos Estatos Unidos, a Foxydigitalis. Recentemente teve a enorme honra de tocar na primeira parte do concerto de Shannon Wright em Lisboa, artista que já trabalhou com nomes como Yann Tiersen ou Rachel's. A sua música é uma mescla idiossincrática de nomes tão dispares como Erik Satie, Terry Riley, Carlos Paredes ou Rachel's, marcadamente instrumental e minimalista, usando o Piano como trave mestra e apresentando-se recentemente em formato duo, com João Correia na bateria.
http://www.centralmusical.pt/?c=6871

www.merzbau-label.org
www.myspace.com/merzbaufreemusic

Sem comentários: