quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Darksunn - Fractal EP

Este “Fractal EP” de Darksunn não é um disco novo. De facto, lançado na internet de forma gratuita em 2006, deu a conhecer este produtor da margem sul (Monte de Caparica - Vale de Milhaços) que mostra o lado mais instrumental do hip-hop.

Samplando “de todo o lado”, consegue “prestar o contributo aos artistas, à música, ao conceito e à época” nos quais se alicerçam alguns dos seus temas e, partindo daí, formar temas com evolução própria, com um groove singular e que grava uma identidade bem marcada neste “Fractal EP”. De facto, houve um conceito por trás deste disco e isso é notório.

“Diatrabalhonoite” foi aclamado e, o facto de ter sido premiado pela Zona6 com uma gravação de um dubplate (10” transparente) num concurso, só potenciou o buzz de Darksunn. Mas neste tema, tal como em “Deus Ex Machina”, “Diatrabalhonoite” ou “It Came From The Sky”, existe uma narrativa rica que foge à aridez que algum hip-hop nos impõe, visto que não há só o groove, há também um balanço cadenciado sobre samples vintage que enriquecem (e aquecem) o disco.

É exactamente na base do hip-hop (os samples, claro) que, quem não tem este género como o eleito, está toda a atenção de quem o ouve. Recorrendo a um trabalho sobre estes samples “menos modernos” Darksunn mostra-nos uma banda sonora aqui e ali de um filme de Blaxploitation onde o funk e a soul aterram na base rítmica do hip-hop.

Sabe a pouco este “Fractal EP” e esperam-se novos trabalhos de Darksunn. Alguém sabe de alguma coisa?

Download (.zip)

Sem comentários: