quinta-feira, 3 de julho de 2008

Applesap vs Kobn-Tich-Ey

Ainda antes do novo milénio, num periodo onde o mp3 ainda não era moda, dois dos primeiros albums distribuidos online gratuitamente que para mim mais marca deixaram à "cena" da musica livre, são decididamente o kobn-tich-ey do brothomstates e o applesap do md. Audição obrigatória, não só por ser música livre de referência mas por serem dois album excelentes. Ambos provenientes de músicos filandeses com forte renome na demoscene que criavam por esta altura temas de uma electronica algures entre o experimental e o emocional, também catalogado como idm ambiental.

O Applesap saiu como a ultima release proveniente de uma das primeiras netlabels do tempo onde ainda nem sequer esse termo se usava, somente o conceito: a five musicians. um par de anos mais tarde foi re-masterizado e re-editado fisicamente pela m3rck records (falecida no ano passado).
Download (.zip)

O kobn-tich-ey por outro lado foi simplesmente o album de estreia do senhor Lassi Nikko, que para os mais distraidos nestas lides do IDM, uns anos mais tarde veio a editar na Warp.
Download (.zip)

1 comentário:

Work Buy Consume Die disse...

Acho que devias escrever mais sobre os tempos iniciais do netaudio e da sua génese na demoscene.

Essas informações que revelam o caminho dos artistas (se continuaram a editar via netaudio ou se optaram pelas edições físicas não livres) são úteis e dão gosto de ler.