sexta-feira, 18 de abril de 2008

Música livre e gratuita também no Last.fm

Já por aqui houve algumas referências ao Jamendo, rede social francesa dedicada ao netaudio e que possibilita aos músicos/produtores/bandas divulgarem e disponibilzarem os seus trabalhos segundo licenças da Creative Commons. Desde há algum tempo outra rede social, a Last.fm, também oferece funcionalidades semelhantes, não só a artistas em nome individual mas também às próprias netlabels.

Sendo a Last.fm uma das redes sociais mais populares entre os cibernautas é uma plataforma mais tentadora, tem no entanto o contra de não oferecer aos utilizadores ferramentas que permitam a pesquisa apenas por este tipo de edições, pelo que a não ser num golpe de sorte ou por indicação de terceiros estas edições acabam por passar quase despercebidos no meio das edições das editoras tradicionais. Outros pontos negativos são: o facto de não haver referência aos direitos sobre as obras disponibilizadas, desta forma, nesta rede social; e a não disponibilização dos álbuns, ou ep's, em formato zip ou rar, obrigando, assim, ao download faixa a faixa.

Para ilustrar esta mensagem, escolhi um disco que descobri no passado final de semana, por sugestão do incontornável Omissão Impossível: o disco de estreia da dupla norte americana, do Oregon, Mackintosh Braun. "The Sound" foi disponibilizado já este ano através da Last.fm e é um registo de pop electrónica situado algures entre os Junior Boys e os The Postal Service, combinando ritmos downtempo com vocalizações harmoniosas de uma forma extremamente elegante e viciante.Download

Sem comentários: