sábado, 15 de março de 2008

The Conet Project - Recordings of Shortwave Numbers Stations

Há mais de 30 anos que as ondas curtas do éter radiofónico são visitadas por estranhas vozes de origem incerta que lêem sequências numéricas, palavras ou letras (e em alguns dos casos utilizam alfabetos fonéticos). Estas vozes muitas das vezes são geradas mecanicamente, vêm numa grande variedade de línguas e normalmente são femininas, embora algumas vezes possamos encontrar vozes masculinas ou infantis.

Mas o que têm estas vozes a ver com as netlabels ou o netaudio?
A resposta é simples. Estas vozes incognitas e que supõem-se que eram mensagens secretas trocadas entre espias e altos cargos governativos durante a guerra fria, transformou-se na edição com o maior número de "downloads" até à data, mais de 325 mil segundo o archive.org (o maior site dedicado ao netaudio e música gratuíta).

Agora podemos ouvir este único e extraordinário fenómeno, editado pela Irdial-Discs, e que decidiu lançar esta colecção de gravações intitulada: THE CONET PROJECT: the first comprehensive collection of Numbers Stations recordings.

Além de toda a edição estar disponível para download, a Irdial-Discs lançou um quadruplo cd com todo este trabalho de recolha e de importância histórica do mundo desconhecido da espionagem. Os CDs contêm 150 gravações que correspondem aos últimos vinte anos retirados e selecionados da enorme colecção dedicada aos ouvintes das ondas curtas à volta do mundo.
Intrigante, perturbador e sem dúvida que merece ser ouvido pelo menos uma vez.

Mais informação pode ser lida no site oficial desta compilação de quatro cds.
download (Zip + 150Mb)

5 comentários:

Work Buy Consume Die disse...

Já tinha sacado este dsco há algum tempo. Mais que o som ou as palavras, vale a pena lêr sobre o "fenómeno". Enrramos num filme de espionagem e temos a banda sonora para isso.

Vale a pena.

The Caped Crusader disse...

Na imagem ficou 'The Comet Project' :>

Ogata T3tsuo disse...

Já está corrigido o erro :)

Anónimo disse...

weird weird...estas cenas são do best

Ogata T3tsuo disse...

É um disco imprescindível para o pessoal que gosta do universo das netlabels.

Isto porque muitos deles usam os sons para fazerem outros remixes :)